segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Bem-vindo 2013...!



"Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo..."
Mais um ano que se vai e leva as marcas do que vivemos -
das angústias que sofremos e das felicidades que tivemos.
 
Como de costume, no último dia do ano, as famílias, os amigos e os vizinhos estão juntos confraternizando-se e aguardando a chegada triunfal de mais um ano. Algo que sempre fiz nas últimas datas de Reveillon.
 
Porém hoje, resolvi confraternizar-se comigo mesma. Decidi fazer companhia apenas à minha solidão, pois ela é a minha companheira dos últimos dias e seria ingrato de minha parte deixá-la só e abandonada neste momento.
 
Por incrível que pareça, a solidão tem sido para mim uma amiga extraordinária. Ela me escuta sem reclamar, ela acompanha todas as minhas decisões dando-me apoio quando erro, sem me julgar, e ouvindo atenta os meus lamentos.
 
Ela fica inserida no meu espelho para que eu veja
o reflexo da minha felicidade ou dos meus olhos tristes da saudade...
 
Saudade da minha infância e da minha inocência.
Saudade da minha ignorância e da minha adolescência.
Saudade de "quando eu era feliz e não sabia".
Saudade de viver certas manias.
Saudade de sonhar.
Saudade de se apaixonar.
Saudade de viver um grande amor.
 
Enfim, saudade de viver no país de Alice, de onde fui expulsa há muito tempo.
 
Agora, posso responder ao amigo Fagner Freires, no poema em que escreveu em minha homenagem, quando ele interroga: "Suely... será que sofre uma saudade sentida?..."
 
Sim, sofro uma saudade e a sinto a cada momento, como um pedaço de mim mesma. Todavia sei que se ela for nociva para meu ego, minha querida e estimada amiga solidão encontrará uma maneira de acabar com essa imensa saudade, nem que para isso tenha que cometer suicídio.
 
Na verdade, nunca desejei tanto a morte de alguém tão próximo. Será que eu estaria sendo injusta e contraditória ao querer que minha solidão morra?
 
Penso que não!
Penso que essa será a única morte, talvez, que me trará contentamento e felicidade, que são dois ingredientes que almejo para este ano que se inicia. Para o ano que creio ser o ano da minha vida. Por isso excalmo:
 
Seja bem-vindo, 2013...!!!
 
 
Suely Sousa 
 
 
 
 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Menina, vc é uma escritora...

    Que coisa mais linda!

    Ameeeeei

    ResponderExcluir
  2. Que inspiração, garota!!!

    ResponderExcluir
  3. Sinto-me honrado por ser citado nesse manifesto único de egocentrismo e solidão, adorei o texto amiga... a partir de agora vou procura me entender mais comigo mesmo!!! afinal de contas somos todos sozinhos consigo mesmo!!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Fagner, vc como sempre muito sábio.

    Obrigada pelas palavras!

    E a honra é minha por ter sido lindamente homenageada por vc.

    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir