quinta-feira, 2 de maio de 2013

Projeto: Jovem Quadrinista Jovem (JQJ)



PÚBLICO ALVO: 9º Ano E, F e G da E.E.F. Nemésio Bezerra / Quixadá-CE
DURAÇÃO: 60 dias (março e abril/2013)
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
PROFESSORA: Suely de Sousa Lima

 
 1 – INTRODUÇÃO

 
          A arte de desenhar para contar histórias é usada há milhares de anos. Os homens das cavernas mostravam através de desenhos, cenas de suas caçadas. A partir das imagens desenhadas nas rochas era possível fazer uma leitura do ocorrido. Podemos entender, portanto, que desde então temos uma forma de comunicação não verbal, que dá origem às narrativas visuais, nas quais palavras são totalmente dispensáveis. É o que chamamos hoje de linguagem não verbal. A junção da linguagem verbal com a linguagem não verbal deu origem às atraentes Histórias em quadrinhos (HQs).

Embora as narrativas visuais sejam antigas  as HQs só se popularizaram a partir do início do século XX, quando foram publicadas as primeiras tirinhas de jornal. Depois disso, o sucesso: ganharam espaço nos corações e mente das crianças e dos adultos. Hoje, as HQs podem ser encontradas nos gibis das bancas de revistas, nos álbuns luxuosos das livrarias e também nas tiras diárias dos jornais de todo o mundo.

            Há vários estilos de HQs: as de super-herois, as de humor, as de terror, as de ficção científica, as educacionais, as longas sagas dos mangás, as mais pessoais e autobiográficas e também as HQs fantásticas, nas quais os autores criam um mundo especial só deles. Tudo cabe e tudo é possível no universo dos quadrinhos.

 
2 – JUSTIFICATIVA

Este projeto visa promover o gosto pelo hábito de leitura, tornando-a mais prazerosa e significativa no dia-a-dia dos discentes e também propiciar o desenvolvimento da criatividade, percepção e interpretação textual de fatos, personagens e posturas. Tornando a leitura uma ação frequente, dinâmica e construtiva, visto que as Histórias em quadrinhos são textos curtos, divertidos e, acima de qualquer suspeita, são textos criativos, dinâmicos e são conhecidas dos educandos, portanto excelentes aliadas para o professor  que busca meios de incentivar seus alunos a tomarem gosto pelo ato de ler.

As HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, além de propiciarem uma maior assimilação da leitura, maior facilidade na escrita e de desenvolverem a criatividade e a cooperação entre os alunos.

 
3 – OBJETIVO GERAL
 
  • Produzir revistinhas de Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizando-se dos recursos linguísticos visual  e verbal, integrados ou apenas visual,  numa sequência de fatos que dispensem os códigos verbais, proporcionando reflexões sobre o uso da linguagem e suas funções.

 
4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
§  Compreender a integração dos dois códigos linguísticos, o visual e o verbal, e refletir sobre a relação entre eles na construção das HQs;

§  Explorar capacidades de interpretação e produção de HQs visando a elaboração de narrativas com divisão de roteiros e sequências numeradas; 

§  Compor textos sequenciais utilizando-se dos conceitos linguísticos e artísticos dessa modalidade;

§  Estimular o gosto pela leitura  visto que é um gênero bastante aceito pelos alunos e usá-lo como aliado   parta identificar  explorar e trabalhar a superação de dificuldades de leitura, escrita, interpretação e produção.

 
5 – CONTEÚDOS

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs): 
 

§  Leitura, interpretação e produção textual;
 

§  Elementos visuais e verbais (os balões, as onomatopeias, as metáforas visuais e as linhas de movimento); 

§  Recursos linguísticos (ortografia, fala das personagens, pontuação das HQs);
 

§  Linguagem verbal e não verbal.

 

6 – METODOLOGIA


§  Aulas expositivas: O que são HQs e o que sabemos sobre elas. Um pouco de História... Personagens e autores mais conhecidos;
 

§  Rodas de leituras de HQs com seus subgêneros (infantis, de humor, mangás, ficção científica, policiais, históricos etc.);
 

§  Pesquisa extraclasse para leitura própria de tirinhas humorísticas (internet, livros, gibis etc.);
 

§  Explanação em sala com o uso de cartazes ilustrando os recursos verbais (onomatopeias, pontuação) e os elementos visuais utilizados nas HQs (balões, linhas de movimento e metáforas visuais.);
 

§  Atividades diversas de leitura e interpretação de Histórias em quadrinhos;
 

§  Passo a passo de como montar uma HQ e exploração de tirinhas ou HQs curtas;
 

§  Planejamento nos grupos, divisão e organização dos trabalhos para construção das HQs (uma historinha por grupo, sendo a linguagem utilizada de livre escolha);
 

§  Produção das HQs (trabalho executado em sala de aula com orientação da professora);
 

§  Revisão das histórias, textos e imagens, coletivamente no grupo com intervenções da professora;
 

§  Montagem de revistinhas com as HQs produzidas pelo grupo;
 

§  Culminância: rodas de leitura e exposição no pátio da escola das HQs produzidas pelos alunos;
 

§  Disponibilização das revistinhas no centro de multimeios da escola para uso de outros alunos.

  

7 – RECURSOS
 

§  Revistinhas de HQs diversas;
 

§  Livro didático
 

§  Papel ofício;
 

§  Internet;
 

§  Data show;
 

§  Lápis de cores;
 

§  Cartolinas.

 

8 – AVALIAÇÃO
 

O objetivo avaliativo com a produção das HQs não é o de medir as capacidades dos educandos, mas de envolvê-los, ativamente, motivando-os e inspirando-os para o desenvolvimento de competências que envolvam o uso da língua.
      Durante o estudo das HQs é possível diagnosticar dificuldades de aprendizagem dos alunos, que é quando devemos encorajá-los a trabalharmos juntos para corrigi-las.
      Portanto a avaliação proposta é a exploração de características básicas do gênero Histórias em quadrinhos e seu contexto de produção, estrutura textual e aspectos linguísticos para que ao final os alunos sejam capazes de reconhecer recursos visuais e verbais que evidenciem o desenvolvimento de habilidades leitoras e interpretativas.

 

9 – BIBLIOGRAFIA
 

EISNER, Will. O nome do Jogo. São Paulo: Devir, 2003.

McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M Books, 2004. 

MOACY, Cirne. A linguagem dos quadrinhos: O universo estrutural de Ziraldo e Maurício de Sousa. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 1975. 

OLIVEIRA, Gabriela Rodella de. Português: A Arte da Palavra, 9º ano. São Paulo: Editora AJS, 2009.
 
 
____________________FOTOS DA EXPOSIÇÃO____________________
 



























 
 
 
 
 

Um comentário: