terça-feira, 27 de julho de 2010

Modelo de PLANO DE AULA

Terça-feira, 27de julho de 2010.

Conteúdo: A pontuação: Vírgula; Ponto-e-vírgula; Ponto e Ponto de interrogação.

Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Gramática.

Objetivo Geral
 Compreender a função da pontuação.

Objetivos específicos
 Empregar corretamente os sinais de pontuação: Vírgula; Ponto-e-vírgula; Ponto e Ponto de interrogação.
 Entender que uma das funções da pontuação é marcar na escrita as diferenças de entonação.
 Perceber que o uso da pontuação influencia diretamente para uma boa compreensão do texto, assim como para a distorção do mesmo.

Procedimentos
1. Para iniciar, o professor deverá expor a importância da pontuação e apresentar os sinais que serão estudados na corrente aula: Vírgula; Ponto-e-vírgula; Ponto e Ponto de interrogação.
2. Cada sinal apresentado será exemplificado assumindo suas possíveis funções de acordo com vários contextos.
3. Serão propostos exercícios que possibilitem o discente a pôr em prática o que acabara de aprender.

Recursos didáticos
 Textos que contenham os sinais de pontuação estudados;
 Livro didático;
 Quadro branco;
 Pincel.

Avaliação
Atividades escritas e orais sobre a pontuação serão propostas e o desempenho dos discentes em respondê-las será levado em consideração.

Duração: 2 horas/aula

Bibliografia
 CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. Volume 3. 5ª EDIÇÃO. São Paulo: Atual, 2005.
 VIEIRA, Maria das Graças; FIGUEIREDO, Regina. Ler, Entender e Criar – Língua Portuguesa. 1° edição. São Paulo: Editora Àtica, 2004.
 NETO, Cipro Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa / Pasquale & Ulisses. São Paulo: Scipione, 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário