Conteúdo: A pontuação: Vírgula; Ponto-e-vírgula; Ponto e Ponto de interrogação.
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Gramática.
Objetivo Geral
Compreender a função da pontuação.
Objetivos específicos
Empregar corretamente os sinais de pontuação: Vírgula; Ponto-e-vírgula; Ponto e Ponto de interrogação.
Entender que uma das funções da pontuação é marcar na escrita as diferenças de entonação.
Perceber que o uso da pontuação influencia diretamente para uma boa compreensão do texto, assim como para a distorção do mesmo.
Procedimentos
1. Para iniciar, o professor deverá expor a importância da pontuação e apresentar os sinais que serão estudados na corrente aula: Vírgula; Ponto-e-vírgula; Ponto e Ponto de interrogação.
2. Cada sinal apresentado será exemplificado assumindo suas possíveis funções de acordo com vários contextos.
3. Serão propostos exercícios que possibilitem o discente a pôr em prática o que acabara de aprender.
Recursos didáticos
Textos que contenham os sinais de pontuação estudados;
Livro didático;
Quadro branco;
Pincel.
Avaliação
Atividades escritas e orais sobre a pontuação serão propostas e o desempenho dos discentes em respondê-las será levado em consideração.
Duração: 2 horas/aula
Bibliografia
CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. Volume 3. 5ª EDIÇÃO. São Paulo: Atual, 2005.
VIEIRA, Maria das Graças; FIGUEIREDO, Regina. Ler, Entender e Criar – Língua Portuguesa. 1° edição. São Paulo: Editora Àtica, 2004.
NETO, Cipro Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa / Pasquale & Ulisses. São Paulo: Scipione, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário