quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como saber se seu aluno entendeu o que leu?


A boa leitura ajuda o estudante a ter um melhor desempenho na vida escolar. Porém, para que o aluno torne-se um bom leitor é necessário haver um trabalho criterioso e avaliado, constantemente, pelo educador que o acompanha. Primeiramente, é necessário analisar os assuntos que os alunos sabem ou têm curiosidade de conhecer e depois sondar o texto, em conjunto, para adicionar algumas informações que, porventura, estejam faltando.

Para que a leitura seja bem feita, o leitor deve compreender o que há nas entrelinhas, fazer questionamentos, dar sua própria opinião e integrar as novas informações com as que ele já tem, sem se distanciar da ideia principal do texto. Para isso, é importante que o professor saiba elaborar questionários que levem os alunos a expressarem o que foi lido, com suas próprias palavras, sem, necessariamente, copiar pedaços do texto.

Usando a criatividade, o professor pode desenvolver diversas técnicas para tornar seus alunos bons leitores. Pode, por exemplo, incentivá-los a levarem livros para casa, lê-los e discuti-los em sala, fazer rodas de leitura na própria sala de aula, confeccionar convites e/ou escrever cartas, para desenvolver a habilidade da redação, dentre outras. Dessa forma, o professor tem a oportunidade de ir acompanhando e avaliando seus alunos, já sendo possível observar se tais medidas estão dando certo, tendo resultado ou se precisam ser mudadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário