segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ILÍADA


A Ilíada, de Homero, teria sido composta aproximadamente no séc. VIII a.C., sendo a primeira obra literária europeia que nos foi apresentada através da tradição trazendo um tema complexo, repleto de questões “importantes” para os seres humanos, tais como a morte, a vingança e a dor. O universo contido no poema conta um episódio, de poucos dias de duração, ao final de uma guerra sangrenta, baseada no enfrentamento entre dois heróis gregos: Aquiles e Agamêmnon.

A obra apresenta características literárias muito peculiares, a história pertence a uma cultura muito diferente da nossa, mostrando aspectos históricos, religiosos, filosóficos e mitológicos que não condizem com nossa realidade. A linguagem e o estilo com os quais Homero escreveu essa trama foram na sua quase totalidade adquiridos da tradição épica. Por esse motivo, a língua é basicamente um dialeto jônico, isto é, oriundo da terra onde nasceu o referido autor. Traz inúmeros elementos herdados dos povos helênicos (eólios), portanto é muito arcaico, parecendo-nos artificial e não correspondendo a nenhuma modalidade normalmente falada. A métrica utilizada é o hexâmetro, verso tradicional tanto na épica grega quanto na romana.

A leitura do primeiro canto de Ilíada foi para mim muito difícil, se não tivesse uma nota explicativa e se eu nunca tivesse escutado falar sobre essa obra, certamente não teria entendido a mensagem repassada, pois como já foi citado, a linguagem é muito distinta da nossa e a forma na qual foi escrita é um tanto complicada e quase incompreensível. Durante a leitura, às vezes, quando achava que estava compreendendo um dado verso, com o desfecho do próximo percebia que havia interpretado errado. Não consegui, também, ler de acordo com o ritmo proposto, perdia-me na leitura e voltava repetidas vezes ao início, no intuito de obter uma boa compreensão do texto. Apesar de não ter conseguido abstrair o canto por inteiro deu para perceber a grandiosidade da epopeia de Homero.



2 comentários:

  1. Encontrei o q estava procurando.
    Preciso fazer 1 trabalho sobre a Ilíada mas não tive tempo de ler.
    Essa crítica é mesmo sua, vc leu?

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lucas!
    Essa crítica é minha, eu a fiz durante a minha graduação.
    A leitura da Ilíada é muito difícil, eu achei. A linguagem é complicada, mas as notas de rodapé ajudam bastante!

    Um abraço!

    ResponderExcluir