terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pontuação

A pontuação marca na escrita as diferenças de entonação, contribuindo para tornar mais preciso o sentido que se quer dar ao texto. Por isso é importante considerar os sinais de pontuação para fazer a devida entonação  e não se desviar do sentido real da produção escrita.

Abaixo, há um texto que põe em evidência um erro de comunicação causado em virtude da falta de uma boa entonação. Leia:




MANDE MAIS DINHEIRO!

O aumento das despesas com a faculdade e a estadia estouraram seu orçamento do mês e ele se viu obrigado a pedir ao pai que lhe enviasse um extra.

Como a família morava num sítio retirado, sem telefone, internet ou qualquer outro tipo de comunicação rápida, resolveu enviar um telegrama, porém, tinha tão pouco dinheiro que só deu para pagar uma frase: "Pai mande mais dinheiro!".

Ao receber a mensagem, o velho ficou irado e praticamente jogou o telegrama na cara da mulher: - Olha, aí, muié, o jeito desse teu filho: "Pai, mande mais dinheiro!", ele tá pensando o quê, que eu sou banco?
A esposa, pacientemente leu o telegrama e repreendeu seu marido: - Que é isso, meu véio... você tá precisando trocar os óculos. Não está escrito nada disso aqui.

Ele, surpreso, tomou o papel da mão dela, releu a mensagem e, num tom de ironia e sarcasmo, retrucou: - Você tá cega, muié? Tá aqui, ó: "Pai, mande mais dinheiro!". Moleque desaforado!

Ela pegou o telegrama novamente e, de um jeito manso e em voz macia e cheia de amor, falou do jeitinho que seu filho amado falaria, se estivesse ali: - Pai, mande mais dinheiro...
E o coração do homem amoleceu.



Posteriormente, postarei os sinais de pontuação mais comuns e explicarei  em que situações devem ser utilizados!



Um comentário:

  1. Muito interessante.
    Eu gosto de ver seu blog pq vc posta de tudo 1 pouco, não escolhe somente um tipo de assunto.
    Esse texto sobre a entonação é show. Gostei e vou continuar te acompanhando para ver as dicas dos sinais.

    Beijos.

    ResponderExcluir