terça-feira, 3 de novembro de 2009

MORFOSSINTAXE

SAUTCHUCK, Inêz. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo) sintática. Barueri, SP: Manole, 2004.


CAPÍTULO 1 - O QUE É MORFOSSINTAXE

Inês Sautchuk diz que a gramática de uma língua abrange, pedagogicamente, quatro aspectos com suas áreas de estudo: fonemas (fonologia); morfemas e palavras (morfologia); sintagmas e frases (sintaxe) e unidades semânticas em geral (semântica).

Sautchuk afirma que todo usuário da língua é capaz de produzir textos (orais e escritos) baseados nas leis fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas. Segundo a autora, a fonologia, a morfologia e a sintaxe são as regras responsáveis pelas possíveis construções na língua e a semântica é que estabelece a relação dessas construções com o mundo extralinguístico, dando-lhes os vários significados.

A autora fala, ainda, sobre a “hierarquia gramatical”, que é uma escala de unidades linguísticas que se combinam entre si formando outras unidades em níveis de construção mais complexos e de diferentes funções, que considerando desde a menor à maior unidade significativa da língua, temos a seguinte ordem: morfema, vocábulo ou palavra, sintagma, frase ou oração e texto.

Inês Sautchuk faz uma explanação sobre os fenômenos linguísticos, porém, no final ela deduz que na verdade a língua funciona morfossintaticamente e que, portanto, seu estudo é mais eficaz levando-se em conta a morfossintaxe.

3 comentários:

  1. DEPAULO09@HOTMAIL.COM25 de janeiro de 2010 às 00:00

    OI VI O SEU BLOG E ACHEI MUITO LEGAL ,PARABENS PELA CULTURA GOSTEI MUITO ,BEIJUS ........

    ResponderExcluir
  2. muito legaal *---* beijos

    ResponderExcluir