SAUTCHUCK, Inêz. Prática de morfossintaxe: como e por que aprender análise (morfo) sintática. Barueri, SP: Manole, 2004.
Inês Sautchuk diz que a gramática de uma língua abrange, pedagogicamente, quatro aspectos com suas áreas de estudo: fonemas (fonologia); morfemas e palavras (morfologia); sintagmas e frases (sintaxe) e unidades semânticas em geral (semântica).
Sautchuk afirma que todo usuário da língua é capaz de produzir textos (orais e escritos) baseados nas leis fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas. Segundo a autora, a fonologia, a morfologia e a sintaxe são as regras responsáveis pelas possíveis construções na língua e a semântica é que estabelece a relação dessas construções com o mundo extralinguístico, dando-lhes os vários significados.
A autora fala, ainda, sobre a “hierarquia gramatical”, que é uma escala de unidades linguísticas que se combinam entre si formando outras unidades em níveis de construção mais complexos e de diferentes funções, que considerando desde a menor à maior unidade significativa da língua, temos a seguinte ordem: morfema, vocábulo ou palavra, sintagma, frase ou oração e texto.
Inês Sautchuk faz uma explanação sobre os fenômenos linguísticos, porém, no final ela deduz que na verdade a língua funciona morfossintaticamente e que, portanto, seu estudo é mais eficaz levando-se em conta a morfossintaxe.
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